----------A Idéia da criação do Centro de Defesa surgiu em decorrência de 03 ( Três ) fatores:

---------------A) A implantação do Juizado de Pequenas Causas, que não atendendo as questões de família, deixou evidenciada esta lacuna de forma muito visível.

---------------B) A promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente ( ECA ) em 13 de julho de 1990, dispondo sobre a proteção integral à criança e ao adolescente no país.

--------------C) E finalmente a escolha pela CNBB ( Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ) do tema sobre a criança, para a campanha da fraternidade de 1991, mobilizando a sociedade par esta problemática.

----------A entidade tem Estatuto Próprio registrado no Conseho Municipal sob o nº 233, com Certificados de Utilidade Pública emitido pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e pelo Estado de Minas Gerais, inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica sob o nº 00075712/0001-70, inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social de Belo Horizonte, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e registro no Conselho Nacional de Assistência Social.

----------O Centro de Defesa dos Direitos da Criança Zilah Spósito encontra-se situado à rua Grão Mogol 502 sala 222, Igreja do Carmo em Belo Horizonte / MG. Trabalha a 22 anos com a população carente de Belo Horizonte em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, na mediação de conflitos familiares, realizando acordos extrajudiciais preventivo de litígio em alimentos, guarda, reconhecimento de paternidade, regulamentação de visitas e convivência.