----------O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente “Zilah Spósito” foi fundado em 1992, pela paroquiana da Igreja Nossa Senhora do Carmo ( BH/MG ), Dra Annette Cardoso Rocha, juntamente com outras participantes da comunidade.

----------Dra Annette, assim chamada, é brasileira, casada, advogada, inscrita na OAB/MG sob o Nº 51.699, com 93 anos de idade ( nascida em 27/11/1921 ), profissional formada pela Pontifícia Universidade Católica de MG em 1989, com pós-graduação em Organização e Gestão do Terceiro Setor pela PUC-Minas, militante na área de direto de família, coordenadora dos escritórios, na Igreja do Carmo, do antigo Juizado de Pequenas Causas e da Defensoria Pública.

----------Fez parte do Grupo de Direitos Humanos e do Comitê da Fome, também na Igreja do Carmo. Participante de todos os Congressos Brasileiros de Direito de Família realizados pelo IBDFAM ( Instituto Brasileiro de Direito de Família ), participante do seminário realizado sobre combate à violência doméstica promovido pelo LACRI-USO, em 1994. Participante de todos os seminários promovidos pela OAB/MG, na área de Direito de Família.

----------O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente “Zilah Spósito” leva este nome em homenagem a esta batalhadora pelos menos favorecidos. Zilah Spósito era irmã do Henfil e de Herbert de Souza, fundadores do Comitê da Fome, com escritório na Igreja do Carmo. Trabalhava no grupo de reflexões com Frei Cláudio Van Balen, pároco desta igreja, e integrava a pastoral dos Direitos Humanos da Arquidiocese desta Capital. A solidariedade era seu lema.